Vitória perde para o Goiás e cai uma posição no G-4

Walter fez gol do triunfo do Goiás

O Vitória entrou em campo na tarde deste domingo, 7, no Serra Dourada, com grandes chances de assumir pela primeira vez a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro, mas levou 1 a 0 do Goiás e caiu da segunda para a terceira colocação.
O rubro-negro segue com dez pontos ganhos, com três gols de saldo. Com o triunfo, o Esmeraldino chegou aos oito pontos e deixou para trás a zona de rebaixamento.
Apesar da derrota, o Vitória esteve mais organizado e mais disposto que o Goiás desde o começo do jogo no Serra Dourada. O Leão, no entanto, falhou nas jogadas de conclusão e não conseguiu vazar as redes de Edson, terceiro goleiro do Cruzmaltino. No final da primeira etapa, o zagueiro Rodrigo marcou um gol contra, mas o árbitro Leandro Pedro Vuaden alegou impedimento do ataque rubro-negro e, numa decisão polêmica, invalidou o tento.
No segundo tempo, Walter aproveitou cruzamento na grande área e carimbou a trave de Wilson com um toque de cabeça; na sobra, livre na grande área, o atacante apenas completou para o fundo do gol rubro-negro e fez 1 a 0 para o Goiás. Daí em diante, o Leão dominou as ações do jogo e sufocou o alviverde goiano, mas não conseguiu empatar.
Na sequência do Brasileirão, o Vitória pega o São Paulo às 16h do próximo domingo, 14, no Barradão. Também no domingo, o Goiás encara o Criciúma, às 18h30, no Estádio Heriberto Hulse.
Duelo acirrado - Com a grande maioria dos jogadores titulares à sua disposição, o técnico Caio Júnior mandou a campo um Vitória disposto a sair na frente do placar logo no primeiro tempo do jogo no Serra Dourada. O Goiás demorou mais a se articular, mas cresceu na partida e também criou boas chances de gol.
Logo aos dois minutos, Dinei recebeu passe de Danilo Tarracha e mandou uma bomba da entrada da área; a bola passou ao lado. No minuto seguinte, Maxi Biancucchi roubou a bola pelo lado direito e rolou para Escudero, que entrou livre pelo lado esquerdo da área; o meia argentino bateu de primeira, mas Edson saiu bem do gol e fez a defesa.
O Esmeraldino chegou com perigo pela primeira vez aos 11 minutos: Walter arriscou chute pelo lado direito, mas mandou por cima. A melhor jogada do time da casa aconteceu seis minutos depois: em contra-ataque, Renan Oliveira serviu Walter na grande área em grandes condições para marcar; o atacante finalizou de cabeça e, embora tenha rendido Wilson, mandou a bola apenas ao lado da meta rubro-negra.
Aos 18, Clayton mandou uma bomba pelo lado direito e Wilson defendeu em dois tempos. Na metade do primeiro tempo, as duas equipes acusaram o forte calor da capital baiana e pararam para se refrescar. Walter roubou bola de Michel aos 38 e, com uma bomba, quase marcou, mas Wilson defendeu. Aos 43, Renato Cajá cobrou falta na área e Rodrigo marcou contra. Em atitude controversa, a arbitragem invalidou o tento sob a justificativa de ter havido impedimento do ataque rubro-negro.
Leão descalibrado - Caio Júnior mandou o Vitória de volta para o segundo com a mesma formação que iniciara a etapa inaugural. O Leão seguiu melhor arrumado que o time da casa, mas cometeu muitos erros de finalização e acabou castigado.
O gol do Goiás saiu logo aos sete minutos: Walter recebeu cruzamento na grande área, ganhou disputa com a zaga rubro-negra e, de cabeça, carimbou a trave esquerda de Wilson; na sobra, o atacante, livre de marcação, apenas tocou de cabeça para colocar o time goiano na frente.
Com o tento sofrido, o treinador rubro-negro promoveu uma alteração ofensiva: tirou o volante Cáceres e lançou o meia-atacante Vander. Escudero passou a atuar mais recuado no meio campo. O Vitória dominou o Goiás e impôs o seu ritmo, mas parou na grande atuação do sistema defensivo do adversário.
Aos 18 minutos, Nino Paraíba cruzou rasteiro na área e Dinei completou para o gol, mas bateu fraco na bola e Edson defendeu. Cinco minutos depois, Vander fez boa jogada individual e mandou chute forte da entrada da área, mas Edson pegou. O Vitória sufocou o Goiás em seu campo de defesa, mas abusou das jogadas laterais e agrediu pouco a meta de Edson. Erros a serem corrigidos diante do São Paulo.
Artilheiro do Goiás no primeiro semestre, Walter finalmente desencantou no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o centroavante foi o principal jogador esmeraldino contra o Vitória e garantiu a primeira vitória do time no Serra Dourada.
Foi dele o único gol do triunfo por 1 a 0, no início do segundo tempo. O tento coroou a boa atuação do camisa 18, que tentou muito antes de finalmente ir às redes neste domingo.
Com o resultado, o Goiás chega a 8 pontos e deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão. Enquanto isso, o Vitória estaciona nos 10 e perde a chance de recuperar a liderança da competição, perdida para o Coritiba no início da rodada.
O jogo
Os instantes iniciais de partida foram de pressão do Vitória. Após três minutos, o time baiano já havia chegado com perigo em duas oportunidades, em chutes de Dinei e Escudero.
Com o passar do tempo, no entanto, o jogo ficou equilibrado e o Goiás assustou o goleiro Wilson pela primeira vez, quinze minutos depois. Após bela troca de passes, Walter recebeu livre na grande área, mas foi abafado pelo arqueiro rival e cabeceou à esquerda do gol.
A resposta do Vitória não demorou a vir. No minuto seguinte, Danilo Tarrancha achou Dinei na área goiana e o centroavante testou com força no travessão de Edson.
Após a parada técnica para os jogadores se refrescarem no forte calor goiano, as duas equipes voltaram menos agressivas e o jogo ficou morno. As melhores chances das duas equipes vieram apenas nos minutos finais da etapa inicial.
O Vitória chegou a balançar as redes após cobrança de falta de Renato Cajá. No entanto, o árbitro Leandro Pedro Vuaden ignorou gol contra de Hugo e marcou impedimento do ataque rubro-negro.
A partir daí, o Goiás foi mais perigoso e Walter passou a aparecer. Entretanto, o atacante teve azar em suas duas primeiras tentativas. Depois de parar em Wilson em chute de longe e na barreira do Vitória em cobrança de falta, o centroavante desperdiçou ótima chance ao receber livre na entrada da pequena área e chutar para fora, no último lance do primeiro tempo.
No início da etapa final, porém, a história foi diferente. Logo aos 7, o jogador aproveitou cruzamento de Hugo e cabeceou na trave esquerda de Wilson. Na sobra, o próprio Walter aproveitou para marcar seu primeiro gol no Campeonato Brasileiro.
A partir daí, o Vitória passou a mandar na partida, sem eficiência. Apesar de ter a posse de bola, o time baiano esbarrou na boa marcação dos donos da casa e pouco perigo ofereceu. Nas únicas oportunidades em que conseguiu finalizar, o goleiro Edson mostrou segurança e garantiu o resultado para o Goiás.

Ficha Técnica: Goiás 1 x 0 Vitória

FICHA TÉCNICA
GOIÁS X VITÓRIA
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) 
Data: 7 de julho de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS) 
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Jose Eduardo Calza (ambos do RS)
Cartão Amarelo: Victor Ramos (Vitória) 
Gol: Walter, aos 7 minutos do segundo tempo
GOIÁS: Edson; Clayton Sales, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes (Dudu Cearense), Renan Oliveira e Hugo (Ramon); Erik (Neto Baiano) e Walter
Técnico: Enderson Moreira
VITÓRIA: Wilson; Nino, Victor Ramos, Gabriel e Danilo Tarracha; Michel, Cáceres (Vander), Renato Cajá e Escudero; Dinei (Rômulo) e Maxi Biancucchi (Marquinhos) 
Técnico: Caio Júnior

Gazeta Esportiva

Postar um comentário

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.

Postagem Anterior Próxima Postagem