Aproveitar a flexibilidade dos ossos
Mesmo assim, os artefatos foram descobertos em locais onde não há evidências de outras culturas, destacaram. "Se os neandertais desenvolveram este tipo de ferramentas de ossos por conta própria, é possível que os humanos modernos tenham adquirido esta tecnologia dos neandertais", disse outra das autoras do estudo, Marie Soressi, da Universidade de Leiden, na Holanda.
"Os seres humanos modernos parecem ter entrado na Europa só com instrumentos de ossos pontiagudos e pouco depois começaram a fazer laceadores. Esta é a primeira prova possível de uma transmissão dos neandertais aos nossos antepassados diretos", destacou.
Outras ferramentas de osso foram encontradas em sítios neandertais, mas eram raspadores, ferramentas com fendas ou machadinhas.
"Aqui temos um exemplo do que os neandertais aproveitavam a docilidade e a flexibilidade dos ossos para dar-lhes forma de novas formas para fazer coisas que não podiam fazer com pedras", disse McPherron.
O laceador de osso, feito com costelas de cervo, é passado várias vezes sobre a pele para torná-la mais flexível, brilhante e resistente à água. De fato, os pesquisadores disseram que atualmente os curtidores usam instrumentos similares.
Os neandertais viveram em regiões da Europa, Ásia Central e Oriente Médio por mais de 300 mil anos. Ainda se discute a razão pela qual desapareceram, há 40 mil anos.
Segundo algumas teorias, sua população diminuiu devido a invernos com frio extremo. Outros acreditam que foram massacrados pelo Homo sapiens, mais inteligente e sofisticado, que entrou no território neandertal vindo da África e da Europa oriental.
AFPAFP - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização.