Fernanda Montenegro e novela 'Lado a Lado' vencem Emmy Internacional

Brasileira venceu na categoria Melhor Performance Feminina

A atriz Fernanda Montenegro e a novela Lado a Lado, da TV Globo venceram o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial. A cerimônia de premiação ocorreu na noite dessa segunda-feira em Nova York, nos Estados Unidos.
A brasileira ganhou na categoria de Melhor Atriz por sua atuação na série Doce de Mãe, especial de fim de ano da Globo, quando interpretou a Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que encara a vida com bom humor e sabe tirar proveito de todas as dificuldades que enfrenta. Fernanda Montenegro ficou mundialmente conhecida quando concorreu ao Oscar por seu trabalho no filme Central do Brasil, de 1999.
"Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigado", disse a atriz visivelmente emocionada, usando um elegante vestido preto de veludo.
Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, por The Back Palace: Legend of Zhen Huan; com a britânica Sheridan Smith, por Mrs. Biggs; e com Lotta Tejle, da Suécia, por 30 Degrees in February.
A atriz reconheceu que o segredo da personagem que interpretou, com grande satisfação (disse que se sentiu "como uma menina"), é que ela representa "uma lição de vida, sobre como envelhecer sem muito drama e com muito senso de humor". "Não é boba, nem louca, é simplesmente uma mulher consciente de sua idade que continua achando graça da vida", concluiu.
Fernanda Montenegro nasceu em 1929 no Rio de Janeiro. Começou a atuar nos anos 1940 adaptando obras de teatro para o rádio e, desde então, manteve uma trajetória artística no país, rejeitando todas as ofertas de Hollywood.
A respeito disso, ficou famosa pelas frases: "meu inglês não é bom, mas minha alma é melhor" e "no Brasil tenho uma carreira, nos Estados Unidos tenho um sotaque".
Além do Emmy Internacional, Fernanda já foi vencedora do Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim, da Concha de Prata do Festival de San Sebastián e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre outros.
Novela Lado a Ladodesbanca a favorita
A novela Lado a Lado venceu na categoria Melhor Telenovela após desbancar a favorita Avenida Brasil, também da Globo. Dirigida e produzida por Vinícius Coimbra e escrita por Claudia Lage e João Ximenes Braga, a produção brasileira também disputou o prêmio com a canadense 30 Vies e comWindeck, de Angola.
Protagonizada por Camila Pitanga e Marjorie Estiano, a novela, ambientada no início do século XX, narra a história de amizade entre duas mulheres de classes sociais distintas: uma filha de uma baronesa e uma jovem escrava.
Com o prêmio, o Brasil se tornou o país dominante nessa categoria desde a sua criação em 2008. Em 2012 o Brasil venceu com O Astro e, em 2009, com Caminho das Índias, todas elas produções da TV Globo.
Confira a lista dos vencedores:
Melhor Ator
Sean Bean - Accused - RSJ Films – Reino Unido

Melhor Atriz
Fernanda Montenegro - Doce de mãe - TV Globo – Brasil
Melhor Programa de Arte (empate)
Hello?! Orchestra  - MBC / CEN Media – Coreia do Sul
Freddie Mercury: The Great Pretender  – Reino Unido
Comédia
Moone Boy  - Reino Unido
Documentário
5 Broken Cameras  - Alegria Productions / Guy DVD Films / Burnat Films Palestine / France Télévisions – França
Série de drama
Les Revenants (Rebound)  - Haut et Court TV / Canal+ Original Programming – França

Programa sem roteiro pré-definido
Go Back to Where You Came From - SBS Television Australia  - Austrália
Telenovela
Lado a Lado  - TV Globo  - Brasil
Minissérie
A Day for a Miracle - Rowboat Film / ZDF - Alemanha

Fonte:Terra

Postar um comentário

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.

Postagem Anterior Próxima Postagem