Excesso de horas de voo na quinta-feira, quando choveu forte no eixo Rio-São Paulo, teria motivado a falta de tripulação neste sábado
![]() |
Passageiros da companhia aérea Gol estão sofrendo com atrasos e cancelamentos de voos em diversos aeroportos do País. Os clientes reclamam da desorganização no atendimento e relatam confusão e filas nos balcões da empresa em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Os passageiros foram informados de que não havia tripulação disponível para todos os voos e as condições para pousos e decolagens seriam inadequadas - reflexo das fortes chuvas que atingiram o Sudeste na noite de quinta-feira, segundo a companhia.
A Gol informa que os atrasos impactaram o limite da jornada de trabalho e descanso de algumas tripulações, que tiveram suas cargas horárias vencidas conforme a regulamentação da categoria. Isso teria provocado a insuficiência de funcionários para dar conta das operações até este sábado. Pelas redes sociais, usuários relataram ter passado até 20 horas fazendo escalas entre aeroportos no eixo Rio-São Paulo.
"A Gol julga importante esclarecer que está trabalhando para a normalização de sua operação ao longo do dia de hoje e que eventuais alterações nos horários e trajetos de voos são procedimentos, ainda que indesejados, às vezes necessários às operações aéreas. É prioridade da companhia reacomodar seus clientes em outros voos e assisti-los da melhor forma possível, dentro do que determina a legislação vigente", escreveu a empresa em um comunicado.
A companhia disse que os aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, além de Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, apresentaram condições inadequadas para pousos e decolagens e diversos voos da companhia foram impactados ocasionando atrasos e cancelamentos em sua malha. A Gol afirmou ainda que "lamenta pelo desconforto causado aos passageiros, mas ressalta que a segurança de seus clientes e colaboradores é item prioritário em sua política de gestão".
Fonte:Terra
