O velejador brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, viveu na pele os efeitos da forte chuva que atingiu a cidade de Búzios na madrugada desta quinta-feira. Bimba saía para fazer sua preparação física quando se deparou com ruas alagadas. “Tirei a embarcação e fiz questão de fazer a foto para que todos tenham ideia do que aconteceu aqui”, lamentou, informando que o nível da água na cidade começou a baixar no início da tarde apesar de a chuva ter voltado a cair, mesmo que fraca.
Bimba disse que não tem informações de pessoas desalojadas, mas que sabe de hotéis que perderam camas e outros móveis. “É uma pena, já que muitos hotéis já têm reserva para fim de ano e vão ter algum prejuízo”, contou o atleta, que se prepara para disputar os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. “Meu preparador físico vem de Cabo Frio e nem conseguiu chegar. Tinha muita água na estrada e moradores da Praia Rasa fizeram uma manifestação.”
Mesmo tendo chovido uma grande quantidade para pouco tempo, Bimba afirma que a cidade precisa se preparar melhor para essas eventualidades. “Sei que isso pode acontecer, até porque choveu demais. Mas não basta só asfaltar as ruas, é preciso ter galerias de águas pluviais e, além disso, as pessoas têm que ter mais consciência e jogar menos lixo nas ruas, o que acaba causando ainda mais problemas numa hora dessas.”
A chuva não só atrapalhou a preparação de Bimba nesta quarta-feira, como vai atrapalhar nos próximos dias. Ele conta que a situação de um dos rios que chega à Praia Rasa (ele treina em Manguinhos, onde choveu mais), o rio Uma, é precária. “A água preta desemboca direto no mar e deixa a água péssima para treinar e para tomar banho. É uma pena ver isso acontecer em um balneário como esse”, disse.
Fonte:Terra