Senador por Tocantins, João Ribeiro morre de leucemia em SP

Senador João Ribeiro (PR-TO) no senado
Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

Depois de mais de um mês internado, o senador do Tocantins João Ribeiro (PR), morreu hoje, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após complicações no pulmão. Desde o ano passado que o senador trata de uma doença rara, chamada síndrome mielodisplástica, um tipo de leucemia.
O quadro de saúde de João Ribeiro se agravou desde o último fim de semana, quando ele teve um sangramento no pulmão, causado por uma bactéria.
João Ribeiro estava internado desde o dia 16 de novembro no Sírio Libanês. Em janeiro deste ano, o senador fez um transplante de medula óssea. Desde então, ele estava afastado do cargo, que foi assumido pelo seu suplente Ataídes Oliveira (PROS). O corpo de João Ribeiro deve ser encaminhado ainda hoje para o Tocantins. Ele será velado no Palácio Araguaia, em Palmas.
Carreira
O republicano iniciou a carreira política como vereador na cidade de Araguaína, norte do Tocantins, em 1982. Após isso, foi eleito como deputado estadual e depois como prefeito de Araguaína. No ano de 1994, ele concorreu à Câmara Federal e foi eleito. Quatro anos depois foi reeleito. Em 2003 chegou ao Senado Federal, e em 2010 reeleito novamente.  O senador teria mandato até janeiro de 2019.
A presidente Dilma Rousseff publicou nesta tarde uma nota de pesar sobre a morte do senador João Ribeiro, leia a nota na íntegra:
Foi com tristeza que tomei conhecimento da morte do senador João Ribeiro, ilustre representante do estado do Tocantins. 
Líder do Partido da República no Senado, Ribeiro foi um companheiro leal da base aliada do governo. Foi sempre uma voz de contribuição positiva na relação entre o Legislativo e Executivo.
 
De família humilde, Ribeiro foi engraxate, vendedor de picolé e trabalhou na roça. Foi prefeito de Araguaína, deputado estadual e, como deputado federal, peça importante na criação do estado do Tocantins.
Aos amigos e familiares, solidarizo-me neste momento de dor.

Fonte:Terra

Postar um comentário

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.

Postagem Anterior Próxima Postagem