![]() |
| Imagens obtidas pelo astrofotógrafo amador Matheus Ribeiro, em Salvador (BA) |
As nuvens atrapalharam muita gente que tentou observar ontem o fenômeno da ocultação de Saturno pela Lua, visível em praticamente todo o Brasil. Mas outros tantos conseguiram ver o espetáculo, e alguns astrofotógrafos (nome dado àqueles que se entusiasmam em tirar fotos de objetos celestes) registraram toda a beleza do encontro celeste.
As imagens acima foram obtidas por Matheus Ribeiro, em Salvador (BA), usando um telescópio SkyWatcher 130mm EQ2m. A sequência mostra a Lua começando a encobrir Saturno. Os anéis e a cor amarelada do planeta são bem visíveis.
Em Brasília (DF), para registrar a ocultação, o astrofotógrafo Leo Caldas teve de driblar as nuvens. Ele contou apenas com paciência e com a ajuda de uma câmera Canon SX50, sem telescópio, para obter esta imagem.
Ele também fez um pequeno vídeo que mostra o movimento — e revela com mais clareza o duelo que ele travou com as nuvens.
O momento da desocultação — quando Saturno voltou a aparecer por trás da Lua — foi interessante porque o planeta apareceu na região lunar que não estava recebendo luz do Sol. O contraste da sombra com o Senhor dos Anéis foi capturado na imagem a seguir, obtida por Adão Chagas, em Mogi-Guaçu (SP).
![]() |
| Saturno prestes a se esconder por trás da Lua, em foto de Leo Caldas |
João Eduardo, astrofotógrafo de Cabedelo (PB), fez um belo vídeo da desocultação, com seu telescópio catadióptrico de 8 polegadas e uma câmera Cyber Shot Sony DSC T 100. Vale a conferida.
Em São Paulo, capital, o Mensageiro Sideral só conseguiu, com o auxílio de binóculos, observar muito sutilmente a fase final do fenômeno, em meio a nuvens persistentes. E você, conseguiu ver?
![]() |
| Adão Chagas, de Mogi-Guaçu (SP), registra a desocultação de Saturno |
Fonte:Folha da São Paulo


