Previsão aponta altos acumulados de chuva no Centro-Oeste neste final de semana

Sul segue com o tempo ensolarado; confira a previsão completa para todas as regiões

Chuva alaga lavouras de grãos em Sorriso (MT)



Preparados para o fim de semana? Meteorologias afirmam que a chuva vai continuar no Centro-Oeste, com altos acumulados. O município de Sorriso (MT) já decretou estado de anormalidade. Confira a cobertura completa:
Foto: GILSON SANTARÉM
Instabilidades se intensificam em Mato Grosso e Goiás, com acumulados passando dos 60mm



SUDESTE
No sábado, dia 8, chuvas atingem o norte e leste paulista. São esperadas trovoadas e elevados acumulados de chuva entre quase todo o Estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Vale do Paraíba em São Paulo e sul do Espírito Santo. Nestes locais, as temperaturas ficam mais amenas por conta do tempo mais fechado. Já não chove no oeste paulista, leste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. A madrugada fica um pouco mais fria, mas a tarde será de calor nessas áreas.

No domingo, dia 9, áreas de instabilidade ainda prosseguem sobre o Sudeste. São esperadas chuvas generalizadas desde o Rio de Janeiro até o norte de Minas Gerais, passando pelo sul mineiro e Vale do Paraíba em São Paulo, com previsão de transtornos para as áreas de risco, apesar do potencial para temporais ser menor. Tempo será mais firme na maior parte do Estado paulista, norte do Espírito Santo e leste de Minas Gerais. Nos próximos dias, as chuvas ficam concentradas entre o oeste e norte de Minas e diminuem nas demais áreas do Sudeste.

SUL
No sábado, boa parte do Sul terá o tempo predominantemente ensolarado, com temperaturas elevadas no período da tarde e sem previsão de chuva. Isso favorece maior amplitude térmica, ou seja, manhã com temperatura mais baixa e tarde de calor. Em Santa Catarina, as instabilidades ficam mais organizadas na metade leste, onde há previsão de chuva isolada e de baixo acumulado. No Paraná, há previsão de chuva fraca ficando localizada na metade leste do Estado e litoral. No Rio Grande do Sul, chuva isolada na faixa nordeste.

O domingo terá sol e poucas nuvens na região Sul e temperaturas em elevação no decorrer do dia, após uma manhã mais fria especialmente nas áreas de Serra e Planalto. No Paraná, o tempo fica firme na metade oeste do Estado. Para os próximos dias, uma nova área de instabilidade se forma entre o Paraguai e Argentina e começa a trazer chuvas a partir do oeste da região Sul.

CENTRO-OESTE
No sábado, as instabilidades se intensificam em Mato Grosso e Goiás, com acumulados passando dos 60mm. O dia será nublado com chuva ocorrendo a qualquer hora do dia e não se descartam temporais. As temperaturas não se elevam tanto. O Mato Grosso do Sul terá chuva isolada alternando com período de melhoria, ficando concentrada na metade norte do Estado. Na metade sul deste Estado o dia ainda será de sol e calor, após uma manhã com temperaturas mais baixas.

No domingo, a frente fria desloca toda a umidade sobre o Mato Grosso e Goiás. O dia será de muita instabilidade com chuvas intensas e grande volume de água, principalmente em Mato Grosso, com acumulados podendo ultrapassar os 60mm. Em Mato Grosso do Sul, o tempo será predominantemente ensolarado com chuvas isoladas se concentrando na metade norte do Estado e temperaturas de 32°C. Para os próximos dias, a umidade se espalha pelo Mato Grosso do Sul.

NORDESTE
No sábado, chuvas se espalham pelo oeste e interior do Nordeste, em uma faixa que vai do centro da Bahia até o Ceará. Apenas na faixa leste e no litoral da região, é que ficam com tempo firme, ensolarado e sem previsão de chuva.

No domingo, as chuvas diminuem no Maranhão e Piauí, se concentrando apenas na metade sul de ambos os Estados. No oeste da Bahia, as instabilidades se intensificam e há previsão de pancadas de chuva. No litoral leste do Nordeste, há previsão de chuvas moderadas ao longo do dia. Temperaturas chegam a 32°C. Para os próximos dias, as chuvas se espalham pelo interior da região.

NORTE
No sábado, a umidade fica mais concentrada na metade sul do Amazonas e metade sul do Pará, além de Rondônia e Acre. No sudeste do Estado do Amazonas, os temporais serão mais intensos com acumulados chegando próximos dos 60mm. Em Tocantins, a previsão é de pancadas de chuva após um dia de sol e calor. Roraima persiste com o tempo firme com temperatura na casa dos 35°C e no Amapá, o potencial de chuva diminui gradativamente.

No domingo, no Amazonas, as chuvas ficam pouco irregulares, o sol aparece por um maior período em meios às nuvens. A previsão é de chuva moderada alternando com períodos de melhoria. Chuvas mais intensas ocorrem no Sudeste do Estado, na divisa com o Estado do Pará. No Pará, as chuvas serão moderadas alternando com período de melhoria. No Acre, as chuvas diminuem. Em Rondônia, as pancadas de chuva serão intensas alternando com períodos de melhoria. No Amapá, as instabilidades ficam concentradas pelo litoral. Tocantins terá pancada de chuva espalhada pelo Estado ao longo do dia. Volta a chover de forma mais intensa no Estado do Pará nos próximos dias.

SOMAR METEOROLOGIA

Postar um comentário

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.

Postagem Anterior Próxima Postagem